fashion revolution week

FASHION REVOLUTION BRASIL



Começa hoje a semana do Fashion Revolution, são mais de 90 países unidos pela Revolução da Moda. Será uma semana dedicada a palestras, debates e workshops sobre o verdadeiro impacto da moda em nossas vidas, vamos co-criar juntos um futuro mais sustentável, com mais transparência e propósito. Nós da AmuletWear não poderíamos deixar de apoiar esse movimento de transformação rumo a Nova Era! Vamos ministrar um Workshop durante a semana do Fashion Revolution de São Paulo. Queremos te convidar para fazer parte dessa Revolução! Vem com a gente, os links de acesso estão no fim deste post 😉

Está na hora de tomarmos consciência e nos posicionarmos diante dos fatos. Essa revolução é uma via de mão dupla, onde os consumidores precisam se conscientizar e cobrar mais transparência dos produtores, das marcas de moda e estes, por sua vez, também precisam repensar a maneira como produzem, o tempo de produção e tudo que envolve o processo de criação de um produto, desde a matéria-prima até as energias que envolvem a sua produção. Energias?! Sim, se tudo é energia, como você se sente ao saber que para usar a última tendência da moda uma criança com fome teve que costurar a sua roupa? Essa energia não tem como fazer bem para ninguém…

Claro, sabemos que nem todas as produções na Ásia são assim e não podemos generalizar… Por isso é importante o movimento do Fashion Revolution de perguntar, questionar às marcas e exigir respostas. A co-fundadora do movimento, Orsola de Castro, diz: “Nós queremos que você pergunte: ‘Quem Fez Minhas Roupas?’. Essa ação irá incentivar as pessoas a imaginarem o “fio condutor” do vestuário, passando pelo costureiro até chegar no agricultor que cultivou o algodão que dá origem aos tecidos. Esperamos que o Fashion Revolution Day inicie um processo de descoberta, aumentando a conscientização sobre o fato de que a compra é apenas o último passo de uma longa jornada que envolve centenas de pessoas, realçando a força de trabalho invisível por trás das roupas que vestimos”.

#quemfezminhasroupas

O Fashion Revolution surgiu a partir de um triste evento na história da moda. No dia 24 de Abril de 2013 um edifício em Bangladesh, que abrigava em condições precárias diversas fábricas de roupas que produziam para grandes marcas globais (como Benetton, Mango, Primark, entre outras) – desmoronou levando a vida de mais de mil trabalhadores (majoritariamente mulheres e crianças), deixando 2,5 mil feridos. A queda do Rana Plaza chamou a atenção do mundo para as condições em que as “maravilhas” do Fast Fashion estavam sendo produzidas. E foi a partir disso que as inglesas Carry Somers e Orsola de Castro criaram o Fashion Revolution Day, com o objetivo de despertar a consciência para as práticas antiéticas na moda e lutar por um mercado fashion mais seguro, sustentável e humano.

Eu confesso que já cai na tentação do Fast Fashion, há uns três anos atrás eu ainda me deixava encantar pelas tedências da Forever21, da Zara… Achava incrível como podiam ser tão baratas e lindas… Sabe aquele ditado que diz que o barato sai caro?! Pois é, refletindo melhor sobre isso eu fui me dando conta que esse barato estava saindo caro para alguém, para muita gente na verdade, inclusive para mim mesma! Tem uma frase de Gandhi que diz: “Não há beleza na roupa mais fina se ela gera morte e tristeza”. Nós trabalhamos com energia e acreditamos que os produtos, as coisas carregam a energia da pessoa que os criou, do ambiente onde foi feito, de tudo que o envolveu. Não faz sentido usarmos produtos que carregam um “bad karma”, pois essa energia irá influenciar no nosso campo vibracional, nas nossas vidas.

O que você acha? Isso faz sentido para você? Se você quiser saber mais sobre esse assunto eu super recomendo o documentário “The true Cost” (tem no Netflix e no Youtube) e o livro “Moda com propósito – manifesto pela grande virada” do André Carvalhal. Eles provocam reflexões incríveis, vão transformar a sua forma de se relacionar com a moda, vale muito assistir e ler 😉 Compartilhe com a gente as suas impressões, adoramos falar sobre esses assuntos!

moda com proposito por andre carvalhal

Quer fazer parte desta revolução?? Poste uma foto em suas redes sociais de uma roupa sua do lado avesso, mostrando a etiqueta e perguntando às marca com as hashtags #QuemFezMinhasRoupas #WhoMadeMyClothes #Fash_Rev #FashionRevolution. Você também pode conferir a programação da semana do Fashion Revolution Week da sua cidade e participar das diversas atividades e ações que estarão acontecendo até o dia 30 de Abril.

Faça parte dessa Revolução da Moda!

Confira as atividades e eventos dessa semana revolucionária através dos links:

AmuletWear na Fashion Revolution Week: SP:https://www.facebook.com/events/1781808272147721/

Programação Fashion Revolution Week SP: https://www.facebook.com/events/1658189644485086/

Programação Fashion Revolution Week: POA:https://www.facebook.com/events/303306080089489/

Site oficial Fashion Revolution: http://fashionrevolution.org/country/brazil/

junte-se ao fashion revolution

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *